Com o advento da globalização, os tempos atuais denotam um mercado cada vez mais competitivo. As empresas que aspiram por ascensão adotam novas ações que visam “prever” o futuro, ou seja, tomar atitudes e decisões na atualidade, mas que dentro de alguns anos continuem surtindo efeito positivo.
Mas a origem da palavra estratégia nem sempre esteve ligada às empresas. Pelo contrário, o termo tem origens militares e sempre esteve relacionado a guerras e disputas. Podemos tomar como exemplo a obra de Sun Tzu, o livro “A Arte da Guerra”. Elaborado como um manual para as melhores práticas em guerra e para se obter vantagem sobre os inimigos, hoje o referido livro é adotado por Universidades e empresas, para que seus preceitos sejam assimilados como fonte intelectual e prospecção de mercado.
No paralelo acima proposto, podemos afirmar que muitos aspectos podem ser considerados como vantagens sobre seus concorrentes. A empresa que adota uma gestão estratégica, possui uma visão holística de mercado, ou seja, enxerga o mercado de uma forma global com uma prospecção em longo prazo e que se baseia em fatos concretos. Podemos dizer também que a empresa não apenas recorre ao benchmarking, mas que seja criativa e inovadora, com soluções e propostas próprias, originadas pelo seu capital intelectual.
No paralelo acima proposto, podemos afirmar que muitos aspectos podem ser considerados como vantagens sobre seus concorrentes. A empresa que adota uma gestão estratégica, possui uma visão holística de mercado, ou seja, enxerga o mercado de uma forma global com uma prospecção em longo prazo e que se baseia em fatos concretos. Podemos dizer também que a empresa não apenas recorre ao benchmarking, mas que seja criativa e inovadora, com soluções e propostas próprias, originadas pelo seu capital intelectual.
Paulo Ramos - amosfera
Só pra constar sobre seu ótimo texto... os capitalistas se veem em uma verdadeira guerra no mercado... querem derrotar e pisar na cabeça da concorrência, até que só reste sua empresa no mercado!
ResponderExcluir